Publicado em: 26/07/2016

Malware podem infectar e comprometer um computador



Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:

  • Pela exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;
  • Pela auto-execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;
  • Pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;
  • Pela ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos maliciosos;
  • Pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas, via mídias removíveis, em páginas Web ou diretamente de outros computadores (através do compartilhamento de recursos).

Uma vez instalados, os códigos maliciosos passam a ter acesso aos dados armazenados no computador e podem executar ações em nome dos usuários, de acordo com as permissões de cada usuário.

Os principais motivos que levam um atacante a desenvolver e a propagar códigos maliciosos são a obtenção de vantagens financeiras, a coleta de informações confidenciais, o desejo de autopromoção e o vandalismo. Além disto, os códigos maliciosos são muitas vezes usados como intermediários e possibilitam a prática de golpes, a realização de ataques e a disseminação de spam (mais detalhes nos Capítulos Golpes na Internet, Ataques na Internet e Spam, respectivamente).

Os principais tipos de códigos maliciosos existentes são apresentados nas próximas seções.


Canal de Atendimento

(11) 4221-3411
(11) 930-841-504

Nosso Endereço

Torre Union - Espaço Cerâmica
Alameda Terracota, 215 Sala 518
São Caetano do Sul

Formas de Pagamento

Cartões de Crédito Débito / Boleto